#Fitspiration 6 Alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo

Fique a saber quais os 6 melhores alimentos para acelerar o seu metabolismo!
 

O seu metabolismo funciona de forma lenta e não sabe como resolver este problema? Não se preocupe! Neste artigo ficará a conhecer quais os alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e que, por sua vez, ajudam o corpo a queimar mais calorias.

O metabolismo lento é um problema muito comum, as causas podem estar relacionadas a um regime alimentar incorrecto, sedentarismo, idade, entre outros factores.

No entanto, determinados alimentos podem ter um papel fundamental no metabolismo, como é o caso dos alimentos termogénicos. Os alimentos termogénicos provocam o aquecimento do corpo o que faz com que o organismo tenha de trabalhar mais de forma a normalizar a temperatura corporal, para que esta não ultrapasse os 36-37ºC.

O processo do corpo de regulação da temperatura vai provocar a aceleração do metabolismo, obrigando o corpo a gastar mais calorias, e como resultado, a pessoa irá perder peso.

metabolismo
(Crédito foto: pixabay)
Conheça os 6 melhores alimentos que pode consumir para acelerar o seu metabolismo, e os seus benefícios para a saúde:

#1 – Chá Verde:

O chá verde melhora o trânsito intestinal, diminui a absorção de açúcar no sangue e inibe a acção da amílase (enzima responsável pela digestão de carboidratos).

#2- Gengibre

O Gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e ajuda a perder peso. Alguns estudos revelam que este alimento é capaz de acelerar o metabolismo em 20%.

#3- Pimenta Vermelha

A pimenta vermelha é um alimento bastante rico em capsaicina, composto que promove a redução da gordura ao nível do tecido adiposo. Tal como o gengibre, a pimenta vermelha também é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.

#4- Ômega 3

O ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias e aumenta o metabolismo basal. O ômega 3 pode ser encontrado em alguns peixes, como o caso do salmão e da sardinha. Este alimento também está presente na semente de chia e linhaça. A quantidade ideal de omega 3 pode ainda ser ingerida através de suplementos alimentares.

#5- Kiwi

Possui alto teor de fibras, contém propriedades antioxidantes, melhora a digestão, reforça o sistema imunitário e diminui a retenção de líquidos.

#6- Canela

É rico em fibras, contribui para o aumento do metabolismo basal, regula a absorção do açúcar no organismo, combate problemas digestivos, reduz a acumulação de gordura e diminui o apetite.

Outras dicas para manter o metabolismo acelerado e perder mais calorias

Além do consumo dos alimentos mencionados, deverá tentar manter um estilo de vida saudável:

  • Praticar exercício físico;
  • Aumentar o número de refeições diárias;

  • Não saltar refeições;

  • Consumir alimentos ricos em fibras;

  • Melhorar o sono (dormir mais);

  • Beber bastante água ao longo do dia.

Precauções a ter ao consumir alimentos termogénicos

Os alimentos termogénicos devem ser consumidos com moderação, principalmente no caso de grupos de risco, como grávidas, crianças, pessoas com problemas de coração, pressão alta ou complicações ao nível da tiroide.

O consumo excessivo destes alimentos pode provocar insónias, dores de cabeça, tonturas, problemas intestinais, problemas cardíacos (aumento da frequência cardíaca) e pode agravar os sintomas de hipertiroidismo (esta doença por natureza já deixa o metabolismo acelerado).

Este post foi feito em colaboração com a equipa de especialistas em nutrição e desporto da Zumub!
Uma das empresas líderes na Europa na comercialização de suplementos alimentares e alimentação saudável.

Visitem a Zumub, não se vão arrepender!

Gostaram deste tipo de post?

Gostariam de ver mais sobre estes temas?

Comments

Leave your Facebook comment here

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *